Inventário das Séries do Arquivo Flávio Maroja do IHGP


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR

Lúcia Guerra Ferreira
Zeluiza Formiga

Colaboração Técnica:

Cláudia Farias de Carvalho
Fátima Cristina da Silva
Georgina Alves da Fonseca
Geovânia Fernandes de França
Gloriete Pimentel Rodrigues
Iris Maria Casimiro de Oliveira
Laudereida Eliana Marques Morais
Maria de Fátima da Silva
Tânia Maria da Silva
Vera Lúcia da Silva

Editora Universitária - UFPB
João Pessoa - 1997
 
 

Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR

Central de Aulas - Bloco F - Cidade Universitária - Campus I
CEP: 58.051-900 - João Pessoa - PB
Telefone: (083) 216-7159
 

Instituto Histórico e Geográfico Paraibano - IHGP

Rua Barão do Abiaí, 64 - Centro
CEP: 58.013-080 - João Pessoa - PB
Telefone: (083) 222-0513
 
 
 

 F383i     FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; FORMIGA,                 Zeluiza. (Orgs.).
                    Inventário das Séries do "Arquivo Flávio
               Maroja"do IHGP. João Pessoa: Ed. Universitária/
               NDIHR, 1997.
                      105p.
                1.Arquivo - Inventário.
                2. Arquivos Privados.
                           3. IHGP.
                           4.Documentos - IHGP.
                           I. Título.

NDIHR/UFPB          CDU 930.225(083.82)
 
 
 

PROJETO TRADIÇÃO CULTURAL DA PARAÍBA

Organização e Preservação do Acervo Documental do Instituto
Histórico e Geográfico Paraibano

EQUIPE DA UFPB/NDIHR
Coordenação Geral:  Profa. Dra. Lúcia de Fátima Guerra     Ferreira
                                Profa. Dra. Walkíria Toledo de Araújo
Coordenação Adjunta: Profa. Zeluiza Formiga
Equipe Técnica:  Gloriete Pimentel
                           Laudereida Eliana Marques Morais
                           Tânia Maria da Silva
Assessoria:   Joana Neves
Consultoria:   Heloísa Liberalli Bellotto

BOLSISTAS DO CNPq/PIBIC - PRONAC/FUNAPE
Iniciação Científica: Ataídes Cassimiro da Silva
                                 Cláudia Farias de Carvalho
                                 Georgina Alves da Fonseca
                                 Geovânia Fernandes de França
                                 Maria de Fátima Silva
                                 Vera Lúcia da Silva

EQUIPE DO IHGP
Assessoria:   Adauto Ramos

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Reitor
Jader Nunes de Oliveira

INSTITUTO HISTÓRICO  E GEOGRÁFICO PARAIBANO
Presidente
Luiz Hugo Guimarães

NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E  INFORMAÇÃO HISTÓRICA REGIONAL
Coordenadora
Regina Célia Gonçalves
 

Catalogação Bibliográfica:
Tânia Maria da Silva

Digitação:
Rivonaldo S. Cardoso

Layout:
Ednaldo Alves Costa

Capa:
Milton Nóbrega
 
 

AGRADECIMENTOS
 
 

A publicação deste instrumento de pesquisa deve-se a incansável dedicação de todos que integram a equipe deste projeto, e, especialmente, ao apoio recebido do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e do Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC. À todos os nossos sinceros agradecimentos.
 Agradecemos ainda a colaboração de Thyara Maria da Silva, Dalva Helena Pimentel Lucena e Patrícia Sousa Montenegro.
 Cumpre-nos registrar os agradecimentos aos que integram o IHGP, nas pessoas de Joacil de Brito Pereira, ex- Presidente,. Luiz Hugo Guimarães, atual Presidente, Adauto Ramos, sócio, pela confiança depositada no trabalho desta equipe, além da prestimosidade dos funcionários do IHGP: Helena Cruz, Leonilda Góis Diniz, Luzia Inácia Simões e Maria Dolores de Almeida Holmes.
 Por fim, não podemos esquecer dos colegas do NDIHR que antecederam esta equipe, na árdua e longa tarefa de organizar o acervo do IHGP: Joana Neves, Antonia Batista do Carmo, Gloriete Pimentel, Felicidade Lúcio Ribeiro, Rosa Maria Godoy Silveira, Neiliane Maia, Nancy Azevedo da Silva, Mércia Eliane Cardoso, Mário Gomes de Lucena, além de uma longa lista de bolsistas e estagiários.
 
 
 

SUMÁRIO

Apresentação
Introdução
Metodologia

PARTE 1  -   Arquivo do IHGP
1     Histórico
2     Descrição das Séries
PARTE 2   -  Arquivos Privados
1     Ademar Victor de Menezes Vidal
2     Alcides Vieira Carneiro
3     Antônio da Silva Pessoa
4     Antônio Pessoa Filho
5     João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque
6     Manuel Arruda de Assis
7     Osias Nacre Gomes
8     Sebastião Sinval Fernandes
PARTE 3  -  Índice Temático

Referências Bibliográficas

Anexos
 

APRESENTAÇÃO
 

O Projeto Tradição Cultural da Paraíba, visando a organização do acervo documental do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, foi idealizado na minha segunda gestão como Presidente da nossa Casa da Memória. A sua execução só se tornou possível pela cooperação da Universidade Federal da Paraíba, nos termos do convênio entre partes celebrado, ao tempo do reitorado do Professor Neroaldo Pontes de Azevedo.
O trabalho confiado ao Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR, realizou-se sob a coordenação das professoras Lúcia Guerra Ferreira e Zeluiza Formiga, como coordenadora adjunta. A organização do Arquivo do IHGP contou inicialmente com a colaboração técnica de Laudereida Eliana Marques Morais e das bolsistas do CNPq: Cláudia Farias de Carvalho, Georgina  Alves da Fonseca, Maria de Fátima Silva e Vera Lúcia da Silva.
A tarefa meticulosa exigia uma metodologia especial e paciência, foi, por isso mesmo, demorada e consumiu todo tempo do meu segundo período como presidente do IHGP, passando sem solução de continuidade para a gestão do meu sucessor, o operoso Presidente Luiz Hugo Guimarães. Muito contribuiu para o prolongamento no tempo dessa cuidadosa organização documental a redução dos recursos humanos, com a extinção das bolsas conferidas e da retirada de outras colaboradoras.
A equipe ficou reduzida a uma só coordenadora na pessoa da abnegada Profa. Lúcia Guerra Ferreira e as técnicas Zeluiza Formiga, Gloriete Pimentel, Tânia Maria da Silva e Geovânia Fernandes. Graças a dedicação desse pequeno grupo se pode chegar ao final de tão valioso cometimento. O atual Presidente deu o nome de Arquivo Flávio Maroja às diversas partes do documentário organizado, sendo auspicioso anunciar, agora,  o lançamento dessas novas séries para o próximo mês de setembro (Parte 1 - Arquivo do IHGP; Parte 2 - Arquivos Privados).
Feliz a iniciativa de homenagear aquela figura extraordinária de médico, político e historiador que presidiu o IHGP durante vinte e quatro anos, entre os anos de 1907 a 1932, quando então o Instituto o  elegeu Presidente de Honra. Flávio Maroja foi Deputado Constituinte em  1891 e, depois, presidente da Assembléia Legislativa. Dirigiu o Hospital Santa Isabel por quase meio século, fundou a Sociedade de Medicina da Paraíba, colaborou nos jornais A UNIÃO e no O COMMERCIO, revelando-se um seguro jornalista. No quadriênio Solon de Lucena que presidiu o Estado de 1920 a 1924, foi primeiro vice-presidente do Estado. A Paraíba lhe deve muito e o seu nome que agora se dá aos Arquivos do IHGP é a primeira das muitas homenagem que a Paraíba deve ao inolvidável filho falecido em 15 de fevereiro de 1940.
Mas o que me cumpre agora por especial deferência da professora Lúcia Guerra é fazer a apresentação da publicação deste trabalho que muito contribuirá para facilitar  a pesquisa dos estudiosos da nossa historiografia. Basta um olhar de  relance no seu sumário para se constatar a importância desse documento que se vai entregar aos pesquisadores. Além do arquivo geral  em suas diversas séries, estarão à disposição dos  estudiosos arquivos privados de algumas das nossas mais destacadas figuras de homens públicos e intelectuais.
Aí estão enfeixados os arquivos particulares de Ademar Victor de Menezes Vital, Alcides Vieira Carneiro, Antônio da Silva Pessoa, Antônio Pessoa Filho, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, Manoel Arruda de Assis, Osias Nacre Gomes e Sebastião Sinval Fernandes,  vultos que atuaram no proscênio  da História da Paraíba e muito deram de si para evolução das nossas instituições políticas e sociais, alguns até imolando as suas preciosas vidas, como foi o caso mais trágico e comovedor do Presidente João Pessoa.
Honra-me sobremodo ter participado dessa iniciativa, que o confrade Luiz Hugo Guimarães continuou e graças ao espírito público da equipe já mencionada chegou a um final feliz.
 

 João Pessoa, agosto 1997.
 

   Joacil de Britto Pereira
 

INTRODUÇÃO
 

Esta publicação constitui-se em um dos resultados da linha de atuação do Programa de Documentação e Memória Regional, do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR, da Universidade Federal da Paraíba, que desenvolve atividades no sentido de organizar e/ou assessorar na organização de arquivos da comunidade paraibana. A organização do Arquivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano constituiu-se em uma das ações da UFPB, que articulou a extensão e a pesquisa, de forma indissociável.
A partir do projeto  Tradição Cultural da Paraíba: organização e preservação do acervo documental do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, recorreu-se às entidades financiadoras de projetos de pesquisa e documentação, tendo em vista que a UFPB e o IHGP não podiam disponibilizar integralmente os recursos materiais (consumo e permanente) e humanos (bolsistas e técnicos) necessários. A parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC  e  com o Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC através da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão - FUNAPE, viabilizou a implementação deste projeto.
 Este Inventário apresenta uma visão geral do acervo arquivístico do IHGP e sua potencialidade para a pesquisa científica nas áreas das Ciências Humanas e da Natureza,, objetivando oferecer ao usuário um instrumento de pesquisa que informe sobre a documentação existente e proporcione o acesso à informação de forma rápida e eficaz.
A documentação produzida e acumulada pelo IHGP, reflete parcela significativa da história dessa instituição cultural e sua ação no Estado da Paraíba. Tanto a documentação referente as atividades administrativas como as de caráter sócio-cultural e científicas encontram-se organizadas de modo a facilitar a consulta e o acesso à informação, bem como contribuir para a conservação e preservação.
No acervo documental vale ressaltar as coleções de documentos, acumuladas pelo IHGP, que permitem a pesquisa sobre os períodos colonial, imperial e republicano no que tange a história nacional, regional e, especialmente, a local. Alia-se, em importância, à essa documentação os vários fundos documentais privados, sob custódia.
O conceito que norteou a identificação desses últimos, parte do princípio que os arquivos privados pessoais são  constituídos por documentos produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física enquanto cidadão, enquanto profissional, enquanto membro de uma família, enquanto elemento integrante de uma sociedade, enfim, de documentos que, preservados para além da vida desta mesma pessoa, constituem-se em seu testemunho, como um conjunto orgânico, podendo então ser aberto à pesquisa pública *.
A riqueza dos arquivos privados está em proporcionar ao pesquisador da história, um leque de informações que podem sugerir e/ou subsidiar variados temas sobre a história local, regional e nacional, de forma complementar aos arquivos institucionais, ou mesmo como elemento substantivo dependendo do tema.
 A organização de arquivos privados pessoais, cada vez mais, se constitui em necessidade fundamental para a reconstituição do processo histórico. Ao lado da documentação oficial, sob a guarda de instituições públicas ou privadas, a documentação acumulada por indivíduos proporciona ao pesquisador novas fontes.
 Os titulares desses arquivos são, em sua maioria, personagens da elite política paraibana, cuja documentação foi doada por familiares ou pelo próprio titular ao IHGP, quais sejam: Ademar Victor de Menezes Vidal, Alcides Vieira Carneiro, Antônio da Silva Pessoa, Antônio da Silva Pessoa Filho, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, Manuel Arruda de Assis, Osias Nacre Gomes e Sebastião Sinval Fernandes.
 Destes arquivos, o de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque teve sua organização preliminar realizada por uma equipe do NDIHR, anterior a este projeto; os de Ademar Vidal e de Osias Gomes tiveram sua organização iniciada por alunos do I Curso de Especialização em Organização de Arquivos, em 1995, integrando as atividades do Estágio Supervisionado.
 Ao ter concluído este trabalho de organização do acervo arquivístico do IHGP, Universidade Federal da Paraíba, através do NDIHR, entende que fez a sua parte, agora espera que este Instituto exerça plenamente as funções de manutenção e atualização de rotina. Neste sentido, faz-se necessário a formação de um quadro de pessoal capacitado para acompanhar e orientar os usuários na localização e  manuseio da documentação, bem como, dar continuidade aos tratamentos técnicos de novos conjuntos documentais.
 
 

METODOLOGIA
 

No processo de organização do Arquivo "Flávio Maroja", especialmente para  a definição das séries documentais, classificação, ordenação e indexação, levou-se em conta a diversidade dos fundos documentais:
·  Para o fundo institucional analisou-se a estrutura, funções e atividades ao longo de sua existência;
·  Para cada arquivo privado realizou-se uma pesquisa sobre o papel social desempenhado pelo titular do arquivo e o seu contexto histórico.
Em seguida, procedeu-se a higienização da documentação, classificação em séries, ordenação cronológica e acondicionamento em arquivos, armários e mapoteca. Por fim, a documentação foi analisada, descrita e indexada objetivando a elaboração deste Inventário.
 Tendo em vista a execução de todas as atividades supracitadas e o volume da documentação, optou pela descrição coletiva dos documentos, ou seja por séries. A descrição dos conjuntos documentais, que formam as séries e os dossiês, proporciona ao usuário uma visão global e indicativa do potencial da documentação. A notação dos fundos e das séries foi definida a partir das letras iniciais de cada palavra, formando siglas, e para as subséries usou-se letras do alfabeto.
 A descrição da documentação neste inventário fundamenta-se no seguinte roteiro:
 Denominação da série;
 Caracterização: resumo da documentação contida na série e subséries;
 Datas-Limite: período da documentação;
 Quantidade: total de unidades documentais avulsas ou de volumes encadernados;
 Localização: sigla do fundo e série; indicação do número do arquivo (A), gaveta (G) e pasta (P); armário (Ar), prateleira (Pr) e volume; ou ainda, mapoteca (Map) e gaveta (G);
 Notas: informações sobre o estado de conservação.

 Este Inventário encontra-se dividido em três partes, sendo a primeira e segunda dedicadas a descrição dos fundos documentais do IHGP e privados, respectivamente. Na terceira, apresenta-se temas que perpassam  a documentação do Arquivo "Flávio Maroja". Esse índice temático é apenas indicativo da potencialidade da documentação.
 
 

PARTE 1
 

ARQUIVO DO IHGP
 
 

1. Histórico do IHGP

 O Instituto Histórico e Geográfico Paraibano foi fundado em 7 de setembro de 1905, seguindo o modelo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundado em 1838. Contou com 51 sócios fundadores, tendo como primeiro presidente Francisco Seráfico da Nóbrega, professor e político.
 Os Institutos Históricos surgiram nas províncias e estados como entidades da sociedade civil preocupadas com o resgate da memória, da tradição, ocupando, inclusive, espaços do Estado. Objetivava-se tanto a elaboração das histórias como a formulação das identidades locais.
 Como afirma Margarida Maria Santos Dias, os fundadores do Instituto marcaram a si próprios como um divisor de águas. Antes deles não havia história da Paraíba, a partir daquele momento passava a existir, começara a feitura dessa história . Desde a sua fundação até os dias de hoje, o IHGP tem dado uma contribuição efetiva na produção do conhecimento histórico sobre o Estado da Paraíba, com matriz teórica bem definida.
 As atividades investigativas dos seus sócios vinculam-se à diversas áreas do conhecimento, especialmente: história, geografia, genealogia, antropologia, arqueologia, etnografia, entre outras. Os resultados dessas pesquisas são divulgados, prioritariamente, no periódico oficial do Instituto - a Revista do IHGP .
 Ao lado da pesquisa, se sobressai a preocupação com as fontes históricas, que aliada a vocação de repositório cultural, levou os Institutos Históricos a constituírem ricos acervos, recolhendo os mais diversos suportes materiais da memória. No caso da Paraíba,  o acervo do IHGP se constitui em um dos mais representativos e fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa histórica, e das áreas afins e correlatas. Dispõe de arquivo, biblioteca, hemeroteca, pinacoteca e museu.
 A sua estrutura organizacional foi alterada ao longo do tempo, comprovada através das mudanças de estatuto. Atualmente conta com uma diretoria, formada por sete membros - Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, 1° e 2° Secretários, Tesoureiro e Diretor de Atividades Culturais; além de cinco comissões permanentes - História e Arqueologia, Geografia e Ecologia, Antropologia, Etnografia e Sociologia, Contas e Admissão de Sócios.
 A organização social do Instituto segue o modelo de cadeiras e patronos, perfazendo um total de 50 sócios efetivos , além de sócios correspondentes, eméritos e honorários.

 2. Descrição das Séries
 

 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL (AP)
 Descrição:  ofícios, comunicados e declarações referentes a freqüência, férias, contratações e liberações de funcionários.
 Datas-Limite: 06.03.1933 a 27.12.1993
 Quantidade: 1573 docs. avulsos e 3 v. encadernados
 Localização: IHGP: AP – A1G1P1/28 – Ar1Pr1
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em bom estado de conservação.
 
 

 ATOS NORMATIVOS/OUTROS ATOS (AN/OA)
 Descrição:  estatutos, artigos aditivos e emendas; resoluções referentes ao símbolo oficial do IHGP; normas de eleições, portarias de designação de comissões; editais para reuniões e eleições; pareceres sobre a adesão do IHGP a um acordo Luso Brasileiro, a filiação ao  Conselho Nacional de Geografia, a reforma do Estatuto, o original do "Epítome da História da Paraíba", o projeto da "Arca de Segredo"; atestados de funcionamento regular do IHGP, além de outros documentos.
 Datas-Limite: 60.03.1993 a 19.08.1992
 Quantidade: 90 docs. avulsos e 1 v. encadernado
 Localização: IHGP: AN/OA – A1G1P1/2 – G2P3/5 – Ar1Pr1
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em regular estado de conservação.
 
 

 CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA (CE)
 Descrição:  cartas de agradecimentos, congratulações, pêsames e intercâmbio cultural com instituições nacionais e estrangeiras; convites para participação de eventos, reuniões especiais e posses de diretorias; solicitações de verbas; pedidos de publicações e bolsas de trabalho para pessoal especializado.
 Datas-Limite: 07.09.1910 a 22.12.1993 – s/d
 Quantidade: 1.601 docs.
 Localização: IHGP: CE – A1G2P1/29 – G3P30/33
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em bom estado de conservação.
 
 
 

 CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA (CR)
 Descrição:  convites para posse de diretorias de instituições diversas, conferências, congressos e outros eventos; agradecimentos por homenagens prestadas, doações de livros; pedidos de informações sobre personalidades paraibanas e subsídios para pesquisas.
 Datas-Limite: 12.10.1905 a 05.07.1993 – s/d
 Quantidade: 4.064 docs.
 Localização: IHGP: CR – A1G3P1/26, G4P27/56 – A2G1P57/86, G2P87/93
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em bom estado de conservação.
 
 
 

CORRESPONDÊNCIA DE TERCEIROS (CT
 Descrição:  cartas do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, Grêmio Literário e Recreativo Paraibano, Câmara Municipal de Cajazeiras; telegramas e moções de solidariedade de terceiros.
 Datas-Limite: 10.09.1910 a 03.06.1993
 Quantidade: 33 docs.
 Localização: IHGP: CT – A2G2P1
 Notas:  documentação datilografada em regular estado de conservação.
 
 
 

 DELIBERAÇÕES (D)
 Descrição:  atas das reuniões ordinárias, extraordinárias, solenes, especiais, de abertura de eventos e de instalação dos trabalhos da Comissão da Revista do IHGP; listas de presenças dos sócios nas sessões e de visitantes ao Instituto.
 Datas-Limite: 07.09.1905 a 29.04.1992
 Quantidade: 72 docs. avulsos e 19 v. encadernados
 Localização: IHGP: D – A2G2P1/2 – Ar1Pr1/2
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em bom
                         estado  de conservação.
 
 
 
 

DOCUMENTAÇÃO FINANCEIRA/IMPOSTO DE RENDA (DF/IR)
 Descrição:  receita/despesa: livros-caixa das contribuições dos sócios, da Comissão comemorativa do I Centenário da Revolução de 1817; compra de material e pagamentos diversos (1906-1988);
  balanços: de verbas federais, estaduais e municipais e declarações de Imposto de Renda (1969-1978);
  subvenções: plano de aplicação de verbas, solicitações e agradecimentos (1948-1995).
 Datas-Limite: 31.01.1906 a 16.06.1995
 Quantidade: 706 docs. avulsos e 15 v. encadernados
 Localização: IHGP: DF – A2G2P1/17 – Ar1 Pr2
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em regular estado de conservação.
 
 
 
 
 

 DOCUMENTAÇÃO ICONOGRÁFICA (DI)
 Descrição:  estampas: de Manoel Bandeira, do Sesquicentenário da Independência do Brasil, dos bacharéis da Faculdade de Direito do Recife (1924, s/d);
  fotografias: da capital e do interior paraibano, eventos do IHGP, administrações de Pedro Gondim, Oswaldo Pessoa, João Pessoa e fotos de outras personalidades não identificadas (1922-1983, s/d);
  mapas: das capitanias hereditárias, do nordeste brasileiro, da Paraíba e de rodovias (1910-11);
  plantas: do prédio do IHGP (1935-1943).
 Datas-Limite: 1924-1991, s/d
 Quantidade: 44 estampas, 1672 fotos, 23 mapas, 06            plantas
 Localização: IHGP: DI – A2G2P1/3, G3P4/33, G4P34/46 - MapG1/4
 Notas:  documentação em bom/regular estado de conservação.
 
 
 

 DOCUMENTAÇÃO DE PATRIMÔNIO (DP)
 Descrição:  registros de doações de publicações, moedas, medalhas, quadros, fotografias, mapas, selos e outras peças; listagens de obras paraibanas do acervo do IHGP e controle de empréstimos.
 Datas-Limite: 11.10.1905 a 01.10.1993, s/d
 Quantidade: 607 docs. avulsos e 05 v. encadernados
 Localização: IHGP: DP - A2G4P1/12 – Ar1Pr2
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em regular estado de conservação.
 
 
 

 DOCUMENTAÇÃO DE SÓCIOS (DS)
 Descrição:  propostas: admissão de novos sócios efetivos, correspondentes, beneméritos, honorários e pareceres de aprovação dos candidatos (1905-1991);
  investiduras: comunicados de aceitação, telegramas parabenizando os novos sócios, correspondência de agradecimentos e título de sócio correspondente, conferido ao IHGP pela Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais (1914-1994);
  listagens: dos sócios e suas respectivas datas de aceitação (1912-1994).
 Datas-Limite: 05.11.1905 a 12.10.1994
 Quantidade: 646 docs.
 Localização: IHGP: DS – A2G4P1/5 – A3G1P6/14
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em  bom estado de conservação.
 
 

ELEIÇÃO DA DIRETORIA (ED)
 Descrição:  convocação dos sócios efetivos para formação de chapas; relações dos candidatos e associados votantes; programas; pedidos de registros das chapas e convites para as solenidades de posse das novas diretorias.
 Datas-Limite: 28.08.1912 a 29.08.1992
 Quantidade: 41 docs.
 Localização: IHGP: ED – A3G1P1/2
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em bom estado de conservação.
 
 
 

 PRODUÇÃO INTELECTUAL (PI)
 Descrição:  catálogo de numismática do IHGP; anotações de Manuel Cavalcante e Carlos Farias; manuscritos dos livros “Indícios de uma Civilização Antiquíssima” e "Obra e Vida do Pe. Ibiapina”; textos abordando temas sobre a Paraíba e o Brasil; discursos; conferências; peças teatrais e poesias; dados biográficos de José Américo e artigos diversos sem identificação.
 Datas-Limite: 18.10.1910 a 24.04.1993, s/d
 Quantidade: 115 docs. avulsos e 10 v. encadernados
 Localização: IHGP: PI – A3G1P1/9 – Ar1Pr3
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em regular estado de conservação.
 
 
 
 

 PROJETO/RELATÓRIO (P/R)
 Descrição:  projetos de microfilmagem dos periódicos paraibanos, de organização do acervo documental e relatórios de atividades das diretorias.
 Datas-Limite: 07.09.1909 a 1993
 Quantidade: 32 docs.
 Localização: IHGP: P/R – A3G1P1/4
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação.

 PROMOÇÃO DE EVENTOS (PE)
 Descrição:  Congresso Brasileiro de Geografia: correspondência; regulamentos; boletins de adesões e certificados (1909-1941); IV Centenário da Paraíba: correspondência; regimento interno; editais; pareceres; atas; projetos; propostas; cartazes; folders; relatórios; programas; concurso literário; orçamentos; declarações; listagens do material de divulgação; recortes de jornais; discursos e informativos (1982-1992); outros eventos: convites do III Congresso Científico Latino-Americano, do X Congresso de Esperanto, e outros; programações e certificados de diversos eventos com a participação/promoção do IHGP (1905-1996).
 Datas-Limite: 27.06.1905 a 22.11.1996
 Quantidade: 2.489 docs.
 Localização: IHGP: PE – A3G1PI/7 – G2P8/37, G3P38/52 - MapG5
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em bom estado de conservação.`
 

RECORTES DE JORNAIS  (RJ)
 Descrição:  informes sobre sessões realizadas no IHGP e homenagens aos seus sócios; notícias sobre o município de Sapé e outros; mensagens de felicitações ao prefeito eleito Oswaldo Pessoa e notas sobre a sua administração; projetos de novas denominações de cidades e vilas; artigos sobre a Fortaleza de Santa Catarina; palestras; conferências; notícias sobre o Presidente João Pessoa e miscelânea de recortes de Pedro Nogueira.
 Datas-Limite: 02.12.1906 a 20.12.1992
 Quantidade: 1.957 docs.
 Localização: IHGP: RJ – A3G3P1/15, G4P16 – Ar1Pr3
 Notas:  documentação em regular estado de conservação.
 
 

DOSSIÊ INSTITUTO PARAIBANO DE ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA   (DIPAA)
 Descrição:  estatutos; parecer da Comissão de Análise de Contas; relatório administrativo e econômico; recibos referentes à despesas de locomoção, postais e outras; proposta de projeto de cadastramento dos sítios arqueológicos; recortes de jornais e certificados.
 Datas-Limite: 1975-1976
 Quantidade: 45 docs.
 Localização: IHGP: DIPAA – A3G4P1/2
 Notas:  documentação datilografada em regular estado de conservação.
 

 DOSSIÊ MUSEUS (DM)
 Descrição:  correspondência de Horácio de Almeida propondo a cessão do material do museu do IHGP ao Estado; indicação de José Leal e outros sobre a transferência de objetos usados pelo Presidente João Pessoa e a coleção de numismática, para o museu do Estado; cópia da portaria de criação do Museu da Imagem e do Som da UFPB; relatórios; listagens e levantamentos das coleções de peças existentes no acervo.
 Datas-Limite: 18.07.1937 a 09.10.1987
 Quantidade: 25 docs.
 Localização: IHGP: DM – A3G4P1
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação.
 
 

 DOSSIÊ PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL (DPHC)
 Descrição:  ata de reunião sobre o Projeto "Vale dos Dinossauros"; decreto-lei de proteção dos bens de valor cultural; relatório de atividades do Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (1975); parecer; proposta; documentação de eventos sobre preservação e regimento interno do Fórum Municipal de Política Cultural.
 Datas-Limite: 30.11.1937 a 17.10.1991, s/d
 Quantidade: 13 docs.
 Localização: IHGP: DPHC – A3G4P1
 Notas:  documentação datilografada em regular estado de conservação.
 
 

 DOSSIÊ QUESTÃO DE LIMITES TERRITORIAIS (DQLT)
 Descrição:  acordo celebrado entre Paraíba e Pernambuco para reconhecimento e fixação de seus limites; correspondência, ata de reunião, monografias relativas aos limites entre Paraíba e Rio Grande do Norte; e relatório da Comissão do quadro territorial do Estado da Paraíba.
 Datas-Limite: 15.04.1913 a 24.05.1941
 Quantidade: 05 docs. avulsos e 01 v. encadernado
 Localização: IHGP: DQLT – A3G4P1 – Ar1Pr3
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação.
 
 
 

  DOSSIÊ RESTAURAÇÃO FORTE DE CABEDELO (DRFC)
 Descrição:  correspondência, artigos, recortes de jornais e exposição de motivos referentes a restauração do Forte de Cabedelo; plano de aproveitamento do Forte após a restauração e plantas.
 Datas-Limite: 22.06.1967 a 29.04.1970
 Quantidade: 30 docs.
 Localização: IHGP: DRFC – A3G4P1 – MapG4
 Notas:  documentação datilografada e impressa em bom estado de conservação.
 
 
 

COLEÇÃO DE DOCUMENTOS COLONIAIS, IMPERIAIS E REPUBLICANOS (CDCIR)
 Descrição:  registros de escrituras de doação, obrigação, hipoteca, venda, de datas e sesmarias; cartas de alforria; correspondência; ordens régias e provisões; cartas patentes; cópias de autos de seqüestro de engenhos; procurações; plano orçamentário do Açude Velho e da Vila Nova da Rainha; atas de posse de vereadores de várias comarcas; atas de inauguração dos trabalhos de construção da estrada de ferro Conde D’Eu e de Timbaúba/Campina Grande; carta de subscrição do Club Benjamin Constant; estampas de soberanos de Portugal, da família imperial luso-brasileira e de figurinos militares.
 Datas-Limite: 13.03.1595 a 19.06.1917
 Quantidade: 266 docs. avulsos, 13 códices e 35 v.     encadernados
 Localização: IHGP: CDCIR – A3G4P1/15 – Ar2Pr1/4 – MapG1 e 5
 Notas:  documentação manuscrita e impressa (cópias) em regular estado de conservação e alguns documentos danificados.
 
 
 
 

 COLEÇÃO DE DOCUMENTOS PRIVADOS (CDP)
 Descrição:  anotações biográficas; recortes de jornais e correspondência sobre André Vidal de Negreiros; documentos que integram o processo de inquérito que envolve Francisco Pereira; pronunciamentos parlamentares e artigos de Irineo Joffily; documentos relativos a atuação de João da Matta C. Lima nas Irmandades do Carmo, Santíssimo Sacramento e Santa Casa de Misericórdia; material de divulgação sobre o arquiteto e pintor João Maria dos Santos; cartas de nomeação, designação e títulos de Lindolfo José Corrêa; documentos sobre a vida profissional da Profª. Maria da Luz B. Barbosa; correspondência e material de exposição em homenagem ao pintor Pedro Américo de Figueiredo.
 Datas-Limite: 1843 – 1986
 Quantidade: 119 docs.
 Localização: IHGP: CDP – A3G4P1/8 – A4G1P9/12 – MapG5
 Notas: documentação manuscrita/datilografada e impressa em   regular/bom estado de conservação.
 
 

 COLEÇÃO DE FOTOGRAFIAS DO JORNAL “O MOMENTO” (CFJM)
 Descrição:  fotografias em papel do Jornal O Momento, sediado em João Pessoa-PB, fora de circulação, doadas ao IHGP em 1995.
 Datas Limites: s/d
 Quantidade: 15.000 docs. (aproximadamente)
 Localização: IHGP: CFJM – Ar4 Pr1/4 – Cxs 1/31
 Notas:  esta documentação encontra-se higienizada, acondicionada em caixas, em bom estado de conservação, sem tratamento técnico de identificação ou descrição.
 
 

 COLEÇÃO PANFLETOS POLÍTICOS (CPP)
 Descrição:  propagandas políticas de eleições; convites para passeatas e comícios; pedidos de votos; denúncias de compra de votos; programas de candidatos; convocação para participação em movimentos e campanhas.
 Datas-Limite: 1912 a 1988
 Quantidade: 1.021 docs.
 Localização: IHGP: CPP – A4G1P1/23
 Notas:  documentação impressa em regular estado de conservação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PARTE  2
 

ARQUIVOS PRIVADOS
 

1.  ADEMAR VICTOR DE MENEZES VIDAL (AV)

· Dados Biográficos

 Nasceu na capital da Paraíba, a 7 de outubro de 1900. Estudou nos colégios Nossa Senhora das Neves e Pio X. Preparou-se para ingressar no Liceu com Augusto dos Anjos, cujas aulas eram ministradas na própria residência do poeta. Aos doze anos tornou-se ajudante de revisor de “A União”, jornal que chegou a dirigir oito anos mais tarde. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Recife, em 1919.
 Começou a advogar em João Pessoa, transferindo-se para o Rio de Janeiro, para em seguida voltar à Paraíba. Foi nomeado Oficial de Gabinete do Presidente Solon de Lucena, sendo responsável pela elaboração dos discursos oficiais. Foi nomeado Procurador da República na Paraíba e atuou em atividades jurídicas relacionadas ao Estado. Exerceu o cargo de Secretário do Interior e Segurança no governo de João Pessoa, e participou ativamente na Revolução de 1930.
 Após 1930 dedicou-se ao Direito, a Literatura e aos estudos de Sociologia. Proferiu conferências nas Universidades de Montevidéu, México, Canada, Califórnia e Aspen, foi colaborador de várias revistas estrangeiras e da “Revista Era Nova”. A sua produção literária é vasta e variada.
 Faleceu no Rio de Janeiro a 30 de novembro de 1986.
 

· Descrição das Séries
 

 Documentação Pessoal (DP)
 Descrição: certidões; carteira de identificação; diplomas; certificados; portarias; licenças; dados biográficos; cartões de visita; convites; escrituras e relação de bens e ordens de pagamento.
 Datas-Limite: 1935-1967
 Quantidade: 72 docs.
 Localização: AV: DP; a-g – A5G1P1/7
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em regular estado de conservação.
 
 

 Procurador da República (PR)
 Descrição: parecer sobre carta de naturalização; exposição de motivos e despachos jurídicos; cópia de desapropriação e de demarcação de terras; autos de ação; comentários jurídicos; contestação; apelação e mandados de segurança.
 Datas-Limite: 1946-1967, s/d
 Quantidade: 22 docs.
 Localização: AV: PR; a-f – A6G1P1/6
 Notas:  documentação datilografada em regular estado de conservação.
 

 Produção Literária (PL)
 Descrição: originais de livros; poemas; discursos; entrevistas; artigos; textos; anotações diversas incluindo pensamentos e provérbios e trabalhos de terceiros.
 Datas-Limite: 1909, s/d
 Quantidade: 1.677 docs.
 Localização: AV: PL; a-h – A5G1P1/17, G2P18/46, G3P47/48
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em bom estado de conservação.
 

 Correspondência (C)
 Descrição: cartas expedidas a diversos Presidentes da República; cartas, cartões, convites e telegramas recebidos; correspondência de terceiros.
 Datas-Limite: 1920-1988
 Quantidade: 210 docs.
 Localização: AV: C; a-c – A5G3P1/4
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação.

 Recortes de Jornais (RJ)
 Descrição: artigos sobre a Revolução de 1930, cultura afro-brasileira, seca, recortes de fotos de João Pessoa, Epitácio Pessoa, Augusto dos Anjos, Lampião e outros.
 Datas-Limite: 1924-1986, s/d
 Quantidade: 376 docs.
 Localização: AV: RJ  – A5G3P1/12
 Notas:  documentação impressa em bom estado de conservação.
 
 
 

 Material Cartográfico/Estampa (MC/E)
 Descrição: mapas sobre as regiões norte, centro-oeste e nordeste; estampas da região nordeste, sertão, embarcações, entre outras.
 Datas-Limite: s/d
 Quantidade: 77 docs.
 Localização: AV: MC/E – MapG3
 Notas:  documentação em bom estado de conservação.
 

 Fotografia (F)
 Descrição: gravuras; postais; fotos do titular, do presidente João Pessoa, familiares de Epitácio Pessoa, Assis Chateaubriand e amigos; de logradouros da capital paraibana, e outras.
 Datas-Limite: s/d
 Quantidade: 210 docs.
 Localização: AV: F – A5G3P1/4
 Notas:  documentação em bom estado de conservação.
 

 Dossiê Bombardeiro Epitácio Pessoa  (DBEP)
 Descrição: cartas, ofícios, recibos e relação de pessoas que contribuíram para a compra do avião.
 Datas-Limite: 1942
 Quantidade: 06 docs.
 Localização: AV: DBEP – A6G3P1
 Notas:  documentação datilografada em bom estado de conservação.
 
 
 

 Dossiê Fundação Ensino  Especial de Saúde Pública  (DFEESP)
 Descrição: ata de reunião; memorandos, mensagens, regimento, estatuto e programa de cursos da FEESP; estatuto da União dos Estudantes.
 Datas-Limite: 1967-1969
 Quantidade: 24 docs.
 Localização: AV: DFEESP – A5G3P1
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação.
 

 Diversos (D)
 Descrição: folders, partituras e ingressos para recital de piano.
 Datas-Limite: 1930-1985
 Quantidade: 13 docs.
 Localização: AV: D – A5G3P1
 Notas:  documentação impressa em bom estado de conservação.
 

2.  ALCIDES VIEIRA CARNEIRO (AC)

·   Dados  Biográficos

  Nasceu a 11 de junho de 1906, no município de Princesa Isabel, estado da Paraíba. Estudou na capital paraibana e em Fortaleza, onde bacharelou-se em Direito. Viveu grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, ocupando diversos cargos na esfera política e jurídica.
  Manteve ligações com seu Estado de origem e participou da Campanha da Aliança Liberal, em 1930.
  Destacou-se como orador e seus discursos inspiraram citações que foram incorporados na tradição oral. Publicou alguns livros, além de artigos e poemas em antologias, jornais e revistas.
  Faleceu a 23 de setembro de 1977, no Rio de Janeiro.
 

·   Descrição das Séries
 

 Acórdãos  (A)
 Descrição: cópias de habeas corpus; recursos criminais e apelações do Supremo Tribunal Militar.
 Datas Limites: 1969-1974
 Quantidade:  04 v. encadernados
 Localização: AC: A – Ar3Pr1 v. 1/4
 Notas:  documentação datilografada em bom estado de conservação.
 
 
 
 

 Documentação Pessoal  (DP)
 Descrição: condecoração da Ordem do Mérito Jurídico Militar; diplomas de Amigo da Imprensa; Honoris causa da Universidade Federal da Paraíba, da Academia Brasileira de Letras, entre outros; comprovação de recebimento de medalhas da "Confederação Nacional da Indústria - Cinqüentenário da OIT" e de "Reconhecimento do Estado da Guanabara".
 Datas Limites: 1954-1976
 Quantidade: 10 docs.
 Localização: AC: DP – MapG5
 Notas:  documentação manuscrita e impressa em bom estado de conservação.
 
 

3. ANTÔNIO DA SILVA PESSOA (AP)

·   Dados  Biográficos

Nasceu em Umbuzeiro, estado da Paraíba, a 17 de março de 1863, filho do tenente-coronel José da Silva Pessoa e D. Henriqueta de Lucena Pessoa. Órfão de pai e mãe aos 10 anos, passou a morar com parentes. Por não se adaptar aos rigores da escola em Recife, voltou para Umbuzeiro e se dedicou a trabalhos modestos.
Até o final da década de 1890 criou gado, plantou cana-de-açúcar e algodão. Graças a influência do tio materno, o Barão de Lucena, foi nomeado Inspetor aduaneiro na Alfândega Federal de Recife em 1890.
Casou-se em 1890, com Margarida de Assunção Santiago. Neste mesmo ano, foi nomeado 2° Escriturário do Consulado da Paraíba; em 1890, 1° Escriturário da Alfândega de Pernambuco; em 1896, 1° Escriturário da Alfândega de Santos-SP, e Conferente da Alfândega de Pernambuco,  em 1898. Integrou a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, foi assistente de Brigada da Infantaria da Guarda Municipal da Capital  da Paraíba e  Conferente da Alfândega do Rio de Janeiro.
Em 22 de outubro de 1912 foi eleito Vice-Presidente do Estado da Paraíba e em 24 de julho de 1915, devido ao afastamento do Presidente João Pereira de Castro Pinto, assumiu como Presidente. Governou até agosto de 1916, quando renunciou por motivos de doença, assumindo o Presidente da Assembléia Legislativa, Solon de Lucena.
Durante o seu governo fundou inúmeras escolas na capital e no interior, promoveu o Congresso do Algodão, onde a Paraíba alcançou o primeiro lugar; criou o primeiro grupo escolar na capital paraibana, denominado “Tomás Mindelo”, em julho de 1916; além de reorganizar o ensino noturno e introduzir o ensino de desenho e trabalhos manuais nas escolas da capital.
Sua gestão marcou a implantação do domínio Epitacista no Estado, que perdurou até 1930. Faleceu em Umbuzeiro, a 31 de outubro de 1916.

·   Descrição das Séries
 

Correspondência Geral  (CG)
 Descrição: cartas expedidas e recebidas de familiares, amigos e representantes políticos, com agradecimentos, solidariedade, críticas, pedidos de demissão, favores, conselhos, questões políticas diversas e correspondência de terceiros.
 Datas Limites: 1900-1916
 Quantidade: 339 docs.
 Localização: AP: CG – A5G4P1/10
 Notas:  documentação manuscrita em péssimo estado de conservação, com documentos danificados.
 

Correspondência com Epitácio Pessoa   (CEP)
 Descrição: cartas; telegramas; convites; pedidos de favores políticos; processo eleitoral em Ingá; troca de informações; críticas e homenagens; entre outros.
 Datas Limites: 1897-1916
 Quantidade: 346 docs.
 Localização: AP: CEP – A5G4P1/8
 Notas:  documentação manuscrita em péssimo estado de conservação, com documentos danificados.
 

Documentação Pessoal (DP)
 Descrição: processo criminal; diploma; portarias; licenças por motivos de doença ou negócio; certidões; cópia de testamento; receitas médicas; anotações; balanços e recibos diversos.
 Datas Limites: 1867-1913
 Quantidade: 60 docs.
 Localização: AP: DP – A5G4P1/4
 Notas:  documentação manuscrita em péssimo estado de conservação, com documentos danificados.
 
 
 

Presidente do Estado da Paraíba (PPB)
 Descrição: ato de transferência de cargos: do Presidente  João Pereira de Castro Pinto a Antônio Pessoa e deste a Solon de Lucena; mensagem apresentada à Assembléia Legislativa pelo Presidente Antônio Pessoa e discurso de posse.
 Datas Limites: 1914-1916
 Quantidade: 04 docs.
 Localização: AP: PPB – A5G4P1
 Notas:  documentação manuscrita e impressa em péssimo estado de conservação, com documentos danificados.
 
 
 
 
 

 Recortes de Jornais (RJ)
 Descrição: recortes de jornais sobre o cangaço, Antônio Silvino, política paraibana e desenhos de Alfredo Fonseca.
 Datas Limites: 1902-1910
 Quantidade: 06 docs.
 Localização: AP: RJ – A5G4P1
 Notas:  documentação impressa em péssimo estado de conservação, com documentos danificados.
 
 
 

 Dossiê Antônio Silvino (DAS)
 Descrição: correspondência e auto de perguntas (acusações e interrogatórios) sobre o envolvimento de Antônio Silvino com o cangaço na Paraíba.
 Datas Limites: 1904-1908
 Quantidade: 11 docs.
 Localização: AP: DAS – A5G4P1
 Notas:  documentação manuscrita e impressa em péssimo estado de conservação, com documentos danificados.
 
 
 
 

4. ANTÔNIO PESSOA FILHO (APF)

· Dados Biográficos

 Nasceu em Umbuzeiro, Estado da Paraíba, filho mais velho de Antônio da Silva Pessoa. Bacharelou-se em Direito.

 Exerceu o cargo de Oficial de Gabinete do Governo do Estado da Paraíba, durante a gestão de seu pai (1915/1916). Exerceu o mandato de deputado estadual, na Paraíba, na legislatura de 1916/1919. Posteriormente, ocupou o cargo de Procurador da República, no Rio de Janeiro.

 Integrou a equipe do governo de João Pessoa, 1928/1929. Foi um dos responsáveis pela gestão financeira da construção do monumento em homenagem a João Pessoa.
 

· Descrição das Séries
 

 Correspondência Geral (CG)
 Descrição: cartas e telegramas expedidos e recebidos sobre questões da administração do Estado da Paraíba, relacionadas aos governos de João Pessoa e de Antenor Navarro, e outras.
 Datas-Limite: 1928-1936
 Quantidade: 120 docs.
 Localização: APF: CG – A6G1P1/4
 Notas:  documentação manuscrita em regular estado de conservação.
 

  Documentação Financeira /Contrato (DF/C)
 Descrição: apólices de empréstimo popular; prestação de contas; recibos; termo de contrato (cópia) entre o governo do Estado da Paraíba e a Companhia Indústria Brasileira Portela S.A para instalação de uma fábrica de cimento; auto de penhora (cópia) da Fábrica de Cimento da Ilha do Tiriri.
 Datas-Limite: 1895-1936
 Quantidade: 25 docs.
 Localização: APF: DF/C – A6G1P1
 Notas:  documentação manuscrita em regular estado de conservação.
 
 
 
 

  Recortes de Jornais (RJ)
 Descrição: prestação de contas de Antônio Pessoa Filho ao governador do Estado da Paraíba, Antenor Navarro; homenagens póstumas a Renato Pessoa;  eleições Vargas-Prestes; e outros.
 Datas-Limite: 1930 -1948
 Quantidade: 16 docs.
 Localização: APF: RJ – A6G1P1
 Notas:  documentação em péssimo estado de conservação.
 
 
 

  Dossiê Monumento a João Pessoa (DMJP)
 Descrição: proposta para a construção do monumento funerário do Presidente João Pessoa, orçamento e recortes de jornais.
 Datas-Limite: 1931-1932
 Quantidade: 05 docs. e 07 fotos
 Localização: APF: DMJP – A6G1P1
 Notas:  documentação manuscrita em bom estado de conservação.
 
 
 

5. JOÃO PESSOA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE (JP)

·  Dados Biográficos
Nasceu a 24 de janeiro de 1878, em Umbuzeiro, no Estado da Paraíba. Formou-se na Faculdade de Direito do Recife em 1903, onde advogou até 1911. Nesta data, seguiu para o Rio de Janeiro, ao ser nomeado Auditor Auxiliar da Marinha, após aprovação em Concurso para a Justiça Militar. Em 1918, foi nomeado Auditor Geral e, dois anos depois, assumiu o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Militar.
Sendo indicado pelo seu tio, o ex-Presidente da República Epitácio Pessoa, para o Governo do Estado da Paraíba, foi eleito em 22 de junho de 1928, tomando posse em 22 de outubro do mesmo ano.
Como Presidente do Estado, João Pessoa reformou o sistema de arrecadação tributária; adotou medidas de desenvolvimento para o comércio paraibano independente dos outros estados, principalmente do comércio de Pernambuco; criou banco; organizou o serviço do algodão; além de realizar várias obras como a construção de pontes, estradas e avenidas, praças, reformas em diversos prédios públicos, no Palácio do Governo, dentre outros.
Quanto à política nacional, negou apoio à candidatura da situação formada por Júlio Prestes e Vital Soares para a sucessão da Presidência da República e saiu candidato para a Vice-Presidência, na chapa da Aliança Liberal, com Getúlio Vargas.
João Pessoa foi assassinado a 26 de julho de 1930, na Confeitaria Glória, em Recife, pelo advogado João Dantas.
 

·   Descrição das Séries
 

Correspondência Geral (CG)
 Descrição: cartas e telegramas expedidos relativos ao período de sua formação acadêmica; correspondência de terceiros tratando de assuntos diversos como a Revolta de Princesa, a política em Piancó e em outros municípios, cartas de João Dantas,  Manuel Arruda de Assis e outros.
 Datas-Limite: 1910-1930
 Quantidade: 449 docs.
 Localização: JP: CG – A6G1P1/7
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação, com alguns documentos danificados.
 
 

 Correspondência com Epitácio Pessoa (CEP)
 Descrição: cartas e telegramas pessoais e referentes à política dos municípios e à administração do Estado da Paraíba; correspondência de terceiros para Epitácio Pessoa e código de leitura para a documentação cifrada.
 Datas-Limite: 1915-1930
 Quantidade: 131 docs.
 Localização: JP: CEP – A6G1P1/3
 Notas:  documentação manuscrita em regular estado de conservação.
 
 

 Correspondência com João Suassuna (CJS)
 Descrição: cartas e telegramas relativos à sucessão da presidência do Estado da Paraíba; política dos municípios; administração do Estado; obras públicas, especialmente sobre o Porto de Cabedelo.
 Datas-Limite: 1924-1930
 Quantidade: 132 docs.
 Localização: JP: CJS – A6G1P1/3
 Notas:  documentação impressa em regular estado de conservação.
 
 
 

 Correspondência com José Américo de Almeida (CJAM)
 Descrição: cartas e telegramas relacionados ao governo de João Pessoa, política de Piancó, Coluna Prestes, política de Princesa e de outros municípios.
 Datas-Limite: 1923-1930
 Quantidade: 16 docs.
 Localização: JP: CJAA – A6G1P1
 Notas:  documentação manuscrita em péssimo estado de conservação.
 
 
 
 

  Presidente do Estado da Paraíba (PPB)
 Descrição: correspondência  relativa ao Governo do Estado da Paraíba; documentação administrativa referente à obras públicas; indústria de cimento; Companhia de Cigarros Souza Cruz; Porto de Cabedelo; Jornal A União; comércio de algodão; prestação de contas; reformas no Palácio, entre outros assuntos.
 Datas-Limite: 1928-1930
 Quantidade: 1.383 docs.
 Localização: JP: PPB/C – A6G1P1/19, G2P10/16 - PPB/DA - A6G2P1/10
 Notas:  documentação manuscrita em péssimo estado de conservação.
 
 
 

 Campanha para a Vice-Presidência da República (CVPR)
 Descrição: cartas e telegramas relacionados à candidatura de João Pessoa à Vice-Presidência da República, principalmente sobre o conflito com o ramo familiar Pessoa de Queiroz e o andamento da candidatura de Júlio Prestes.
 Datas-Limite: 1928-1930
 Quantidade: 302 docs.
 Localização: JP: CVPR – A6G2P1/6
 Notas:  documentação manuscrita em péssimo estado de conservação.
 
 
 

 Documentação Pessoal (DP)
 Descrição: declaração de herdeiros, prestação de serviço de João Pessoa como Auxiliar de Auditor  e outros documentos.
 Datas-Limite: 1924-1929
 Quantidade: 16 docs.
 Localização: JP: DP – A6G2P1
 Notas:  documentação manuscrita em  péssimo estado de conservação.
 
 
 

 Produção Intelectual (PI)
 Descrição: discursos de João Pessoa por ocasião de sua posse como Governador; ao Partido Democrático; aos campinenses; entre outros.
 Datas-Limite: 1928
 Quantidade: 15 docs.
 Localização: JP: PI – A6G2P1
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação.
 
 

 Ministro do Supremo Tribunal Militar (MSTM)
 Descrição: manuscrito da Reforma Constitucional; documentos sobre a vida militar; procuração; contrato territorial; recibos e prestações de contas de verbas enviadas ao Estado da Paraíba.
 Datas-Limite: 1909-1929
 Quantidade: 250 docs.
 Localização: JP: MSTM – A6G2P1/5, G3P6/7
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em péssimo estado de conservação.
 
 
 

 Candidatura à Presidência do Estado da Paraíba (CPPB)
 Descrição: cartas e telegramas relacionados à candidatura de João Pessoa à presidência da Paraíba.
 Datas-Limite: 1928
 Quantidade: 280 docs.
 Localização: JP: CPPB – A6G3P1
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em péssimo estado de conservação.
 
 

 Recortes de Jornais (RJ)
 Descrição: recortes de jornais encadernados e avulsos, contendo assuntos jurídicos; política nacional, regional e local; legislação; administração e política tributária.
 Datas-Limite: 1909-1930
 Quantidade: 194 docs. e 05 v. encadernados
 Localização: JP: RJ – A6G3P1/2 - Ar3Pr1
 Notas:  documentação em péssimo estado de conservação.
 
 
 

 Fotografias  (F)
 Descrição: fotografias diversas, destacando-se as de amigos de João Pessoa; João Dantas e relativas aos momentos após a morte de João Pessoa.
 Datas-Limite: 1890 -1930, s/d
 Quantidade: 32 docs.
 Localização: JP: F – A6G3P1
 Notas:  documentação em regular estado de conservação.
 
 
 

 Documentação Complementar (DC)
 Descrição:  álbum de poesias de diversos autores sobre João Pessoa, recortes de jornais e de revistas sobre a morte de João Pessoa e a Revolução de 1930.
 Datas-Limite: 1930
 Quantidade: 01 v. encadernado
 Localização: JP: DC – Ar3P1vI
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada e impressa em regular estado de conservação.
 
 
 

6. MANOEL ARRUDA DE ASSIS  (MAA)

· Dados Biográficos

 Nasceu na cidade de Pombal, Estado da Paraíba, a 3 de janeiro de 1899, filho de João Dantas de Assis e Antônia Duarte de Arruda.
 Nos estudos não chegou a concluir o curso primário. Aos 20 anos entrou para a Polícia Militar como voluntário. Em 1926, como sargento, fez parte da tropa  que atuou no sertão paraibano em perseguição à Coluna Prestes, sob o comando do Capitão Viégas.  Exerceu atuação de destaque na Força Policial do estado da Paraíba, especialmente no combate aos cangaceiros.
 De 1930 a 1947, atuou como Delegado em Cajazeiras, Guarabira, Piancó, Sousa, Jatobá, Patos, Picuí, Campina Grande, Pombal. Foi nomeado Prefeito do município de São José de Piranhas, de 1931 a 1935, e do município de Pombal, em 1947.
 Foi reformado em 1947, e foi promovido a tenente-coronel,  em 1956, e a Coronel em 1965. Exerceu o mandato de deputado estadual por duas legislaturas: 1951/55 e 1955/60. Fez a doação do seu arquivo pessoal ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 1982. Faleceu em Pombal, em novembro de 1991.
 

· Descrição das Séries
 

 CORRESPONDÊNCIA GERAL (CG)
 Descrição:  cartas, ofícios e telegramas expedidos e recebidos referentes à ação policial em diversos municípios paraibanos, especialmente sobre a passagem da Coluna Prestes na Paraíba e o livro publicado pelo Padre Manuel Otaviano Ferreira - Os mártires de Piancó.
 Datas-Limite: 1931-1983, s/d
 Quantidade: 59 docs.
 Localização: MAA: CG - A6G3P1/2
 Notas:  documentação manuscrita em regular estado de conservação.
 
 

 DOCUMENTAÇÃO PESSOAL (DP)
 Descrição: portarias de nomeação de Delegado de Polícia em diversos municípios e distritos paraibanos; certidões; certificados; e outros documentos relativos as suas atividades na Polícia Militar do estado da Paraíba; listagem de candidatos de diversos partidos e uma fotografia.

 Datas-Limite: 1927 a 1980
 Quantidade: 28 docs.
 Localização: MAA: DP – A6G3P1
 Notas:  documentação manuscrita em regular estado de conservação.
 
 
 
 

 PRODUÇÃO INTELECTUAL  (PI)
 Descrição:  relatório apresentado ao Presidente do Estado, João Suassuana; artigos sobre o livro Os mártires de Piancó, do Pe. Manuel Otaviano; poema; discursos e artigos de terceiros sobre o caso de Piancó.
 Datas-Limite: 1922-1956
 Quantidade: 15 docs.
 Localização: MAA: PI – A6G3P1/2
 Notas:  documentação manuscrita em bom estado de conservação.
 
 
 

 RECORTES DE JORNAIS  (RJ)
 Descrição: artigos sobre as controvérsias do caso Piancó relacionadas diretamente com a atuação de Manuel Arruda de Assis na perseguição à Coluna Prestes e o massacre ao grupo de resistência naquela cidade.
 Datas-Limite: 1947 a 1955
 Quantidade: 18 docs.
 Localização: MAA: RJ – A6G3P1
 Notas:  documentação impressa em regular estado de conservação.
 
 
 

7. OSIAS NACRE GOMES (OG)

· Dados Biográficos

 Nasceu na capital paraibana, a 7 de março de 1903. Filho de João Ricardo Gomes e de Druzila Nacre Gomes. Bacharelou-se em Direito, em 1927, na Faculdade de Direito do Recife.
 Iniciou suas atividades profissionais como advogado e em 1928 foi nomeado para o cargo de promotor público no município de Santa Rita-PB. Em 1929, foi exonerado deste cargo para assumir o de redator do jornal A União.
 Integrou a Câmara Municipal de João Pessoa, como vereador eleito pelo Partido Libertador, em 1935. Foi Secretário do Interior e Justiça do Estado da Paraíba, no governo de José Américo de Almeida. Na área do jurídica, foi professor da Faculdade de Direito da UFPB e, em 1965, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça.
 Autor de diversos romances, integrou o Conselho Estadual de Cultura e a Academia Paraibana de Letras.
 Faleceu a 20 de junho de 1994, em João Pessoa-PB.
 
 

· Descrição das Séries
 
 

 CORRESPONDÊNCIA GERAL (CG)
 Descrição:  cartas expedidas e recebidas, entre Osias Gomes e Artur Coelho, tratando de temas relativos  a literatura, filosofia, vida cotidiana, política, economia, ecologia, entre outros.
 Datas-Limite: 1958-1973
 Quantidade: 187 docs.
 Localização: OG: CG - A6G3P1/6
 Notas:  documentação manuscrita em regular estado de conservação.
 
 
 

 CORRESPONDÊNCIA DE ARTUR COELHO (CAC)
 Descrição:  cartas expedidas e recebidas por Artur Coelho, de diversos amigos, comentando obras literárias, política e economia.
 Datas-Limite: 1945-1969
 Quantidade: 74 docs.
 Localização: OG: CAC - A6G3P1/12
 Notas:  documentação manuscrita em regular estado de conservação.
 
 
 
 

7. SEBASTIÃO SINVAL FERNANDES (SF)

· Dados Biográficos

  Nasceu no município de Caraúbas, estado do Rio Grande do Norte, a 18 de maio de 1907. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Recife, em 1932.
  Iniciou suas atividades profissionais como promotor público em Catolé do Rocha - PB (1932/41). Exerceu o cargo de Juiz de Direito em São José de Piranhas (1941), Cruz do Espírito Santo (1941/47), Itaporanga (1947), Umbuzeiro (1947/52), Monteiro (1952/56).
  Em 1956, foi promovido para a Terceira Vara de Campina Grande e, no ano seguinte, para a Quinta Vara de João Pessoa. Exerceu o cargo de Desembargador (1962/67) e foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
  Integrou o quadro de sócios do IHGP. Faleceu em João Pessoa, a 12 de julho de 1991.
 

· Descrição das Séries
 

 ACÓRDÃOS/RELATÓRIOS (A/R)
 Descrição:  acórdãos cíveis e criminais; relatórios procedentes de várias comarcas.
 Datas-Limite: 1948 -1967
 Quantidade: 08 v. encadernados (+ parte de outros volumes)
 Localização: SF: A/R - Ar3Pr1 v. 1/8 (Pr2 v.22, Pr4 v. 101)
 Notas:  documentação datilografada em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica.
 
 
 

 CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA (CR)
 Descrição:  correspondência recebida propondo a criação de novas comarcas nos municípios e bairros da capital paraibana; de cartórios criminais; sobre equiparação salarial de oficiais da justiça e outros reajustamentos de vencimentos.
 Datas-Limite: 1962-1966
 Quantidade: 01 v. encadernado (+ parte de outros volumes)
 Localização: SF: CR - Ar3 Pr1 v.9 (Pr2 v.27 e 43)
 Notas:  documentação datilografada em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica..
 
 
 

 DECISÕES (D)
 Descrição:  decisões do Tribunal Regional Eleitoral referentes a consulta sobre o modo de processar o novo alistamento eleitoral; entrega dos títulos eleitorais; reclamações contra juízes eleitorais, entre outras.
 Datas-Limite: 1952-1970
 Quantidade: 12 v. encadernados  (+ parte de outros volumes)
 Localização: SF: D - Ar3Pr2 v. 10/21 (Pr4 v.99, 101)
 Notas:  documentação datilografada em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica.
 
 
 

DESPACHOS/PARECERES (D/P)
 Descrição:  despachos cíveis e eleitorais e pareceres da Presidência da República.
 Datas-Limite: 1957-1961
 Quantidade: 03 v. encadernados (+ parte de outros volumes)
 Localização: SF: D/P - Ar3Pr2 v. 22/24 (Pr3 v. 66, Pr4 v. 99, 101)
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica.
 
 
 

 DOCUMENTAÇÃO PESSOAL (DP)
 Descrição:  notas sobre o Tribunal de Justiça da Paraíba e Pernambuco; leis de criação das comarcas de 1a, 2a , e 3a  entrâncias; criação de municípios da Paraíba; relatórios de orçamentos de viagens; entre outros.
 Datas-Limite: 1973-1979
 Quantidade: 61 docs. avulsos e 3 v. encadernados
 Localização: SF: DP - A6G4P1, Ar3Pr2 v. 25/27
 Notas:  documentação datilografada em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica.
 
 
 

 ÍNDICES ( I )
 Descrição:  índices das decisões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba; dos boletins eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral e da Justiça  Eleitoral; do Jornal do Comércio, de Recife; sobre a vida forense; da Revista Forense; da Revista do IHGP e de nomes de juristas.
 Datas-Limite: 1949-1962
 Quantidade: 09 v. encadernados
 Localização: SF: I - Ar3 Pr2 v. 28/36
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica.
 
 
 

 LEGISLAÇÃO (L)
 Descrição:  atos do Poder Executivo publicados no Diário Oficial da Paraíba; leis, decretos, decretos-lei, emendas constitucionais, atos institucionais e complementares da legislação federal, estadual e municipal, anteprojetos do Código Eleitoral e do Estatuto Nacional dos Partidos Políticos, entre outros.
 Datas-Limite: 1934-1980
 Quantidade: 09 v. encadernados (+ parte de outros volumes)
 Localização: SF: L - Ar3Pr2 v. 37/43, Pr3 v. 44/45 (Pr2 v. 11, 26)
 Notas:  documentação datilografada e impressa em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica.
 
 
 

 MEMORIAIS (M)
 Descrição:  memoriais de mandados de segurança, dos impetrantes, de apelação criminal, de embargos infrigentes, de defesa, entre outros.
 Datas-Limite: 1956-1972
 Quantidade: 6 docs. avulsos e 01 v. encadernado
 Localização: SF: M - A6G4P1, Ar3Pr3 v. 46
 Notas:  documentação manuscrita/datilografada em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica.
 
 

 RECORTES DE JORNAIS (RJ)
 Descrição:  miscelânea de jornais sobre assuntos jurídicos, cíveis, criminais; eleitorais e outros.
 Datas-Limite: 1933-1986
 Quantidade: 10 docs. avulsos e 51 v. encadernados
 Localização: SF: RJ - A6G4P3, Ar3Pr3 v. 47/82, Pr4 v. 83/97
 Notas:  documentação em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica.
 
 
 

SENTENÇAS CÍVEIS E CRIMINAIS/REGISTROS PÚBLICOS (SCC/RP)
 Descrição:  ementas de sentenças cíveis e criminais; registros de termos públicos, nascimento, óbito, imóveis, entre outros.
 Datas-Limite: 1933-1961
 Quantidade: 07 v. encadernados
 Localização: SF: SCC/RP -  Ar3 Pr4 v. 98/104
 Notas:  documentação em regular estado de conservação, com encadernação fora da ordem cronológica.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PARTE  3
 

ÍNDICE TEMÁTICO
 
 
 

Administração do Estado da Paraíba: IHGP (RJ, DI, PE), AP,  APF, JP, OG
Assuntos Jurídicos: AV, AC, JP, SF
Campanha Política: IHGP (CPP), AP, APF, JP
Cangaço: IHGP (CDP), AP, JP, MAA
Coluna Prestes: JP, MAA.
Conflitos de Terra: OG
Coronelismo: AP, JP, MAA
Cruz Vermelha: MAA
Economia Paraibana: IHGP (PI, RJ, CDCIR), AP, JP, OG
Forte de Cabedelo: IHGP(RJ, DRFC)

IHGP:
 Acervo: IHGP (DP, P/R, DM)
 Doações: IHGP(CR, DP)
 Eleições: IHGP (AN/OA, ED)
 Finanças: IHGP (DF/IR)
 Funcionários: IHGP (AP)
 Intercâmbio: IHGP (CE, CR, DP)
 Patrimônio: IHGP (DP)
 Produção intelectual: IHGP (PI, RJ)
 Regulamentação: IHGP (AN/OA)
 Revista: IHGP(D)
 Sócios: IHGP(D, DF, DS, ED, PL, RJ)
Indústrias na Paraíba: APF, JP
Legislação: IHGP (AN/OA), AC, JP SF
Literatura Americana: OG
Literatura Paraibana: IHGP (PI), AV, OG
Municípios Paraibanos: IHGP (RJ, CDCIR), AP, JP, SF
Obras Literárias: AV, OG
Obras Públicas: IHGP(CDCIR), AV, APF, JP
Paraíba (IV Centenário): IHGP (PE)
Patrimônio Cultural: IHGP(D, PAA, PI, DM, DPHC), APF, JP
Partidos Políticos: IHGP (CPP), JP, SF
Polícia Militar: JP, MAA.
Política Paraibana: IHGP(RJ, CDCIR, CPP), AV, AP, APF, JP, MAA, OG
Porto de Cabedelo: JP
Questões de Limites: IHGP(DQLT)
Questões Eleitorais: AP, JP, SF
Reforma Tributária: JP
Religião; OG
Revolta de Princesa: JP, MAA
Revolução de 1817: IHGP (PE, CDP)
Revolução de 1930: IHGP(RJ), AV, APF, JP, MAA
Secas: JP, MAA
Sítios Arqueológicos: IHGP (PI, DIPAA)
Supremo Tribunal Militar: AC, JP
Tribunal Regional Eleitoral: SF
 
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AAB. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. São Paulo: CENADEM, 1990.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: tratamento documental. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.
CPDOC. Procedimentos técnicos adotados para a organização de Arquivos Privados. Rio de Janeiro: FGV, 1994.
DIAS, Margarida Maria Santos. "Intrepida ab origine" (O IHGP e a produção da história local - 1905/1930). João Pessoa: Almeida, 1996.
IHGP. Índice da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Edição comemorativa dos 90 anos de fundação -1905/1995. João Pessoa: A União, 1995.
IHGP. Memorial do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Edição comemorativa dos 90 anos de fundação -1905/1995. Teresina: Halley, 1995.
LEAL, José. Dicionário Bibliográfico Paraibano. João Pessoa: FUNCEP, 1986.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 3 ed., Campinas: UNICAMP, 1994.
LEITÃO, Deusdedit de Vasconcelos. História do Tribunal de Justiça da Paraíba. 2 ed. João Pessoa: A União, 1985.
LEWIN, Linda. Política e Parentela na Paraíba. Rio de Janeiro: Record, 1993.
MARIZ, Celso. Memória da Assembléia Legislativa. João Pessoa: Departamento de Publicidade, 1946.
MELLO, José Octávio de Arruda (org.) Capítulos de História da Paraíba. Campina Grande: Grafset, 1987.
___________. A Revolução estatizada: Um estudo sobre a Formação do Centralismo em 30. João Pessoa: A União, 1983.
___________. História da Paraíba: lutas e resistências. João Pessoa: A União, 1994.
OTAVIANO, Manuel (padre). Os mártires de Piancó. João Pessoa: Teone, 1954.
SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos Santos. Dicionário Literário da Paraíba.  João Pessoa: A União, 1994.
TAVARES, Eurivaldo Caldas (Cônego). O IHGP e seus 70 anos. João Pessoa: A União, 1975.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ANEXOS